Notícias

Liliana Rodrigues reúne-se com Presidentes de Câmara da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo


22-03-2018

22-03-2018

A eurodeputada Liliana Rodrigues recebeu, esta manhã, uma delegação composta pelo Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), Miguel Pombeiro, e por onze Presidentes de Câmara dos Municípios de Abrantes, Mação, Tomar, Alcanena, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Sertã, Torres Novas, Vila de Rei e de Vila Nova da Barquinha. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar as autarquias para a importância das instituições europeias no desenho e implementação das políticas públicas locais.

Durante a reunião, a eurodeputada socialista apresentou e deu a conhecer algum do trabalho que já está a ser feito com vista ao próximo quadro de apoios comunitários. Liliana Rodrigues ouviu, também, as preocupações dos autarcas em relação às áreas dos transportes, da energia, do turismo, da educação e formação e, ainda, sobre as questões da prevenção dos incêndios e dos cuidados com as áreas florestais. Os autarcas relembraram que, no passado mês de Agosto, deflagraram vários fogos em zonas distintas do distrito de Santarém.

Relacionado com esta última matéria, Liliana Rodrigues afirmou que a Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, da qual faz parte a eurodeputada, se encontra a rever o Mecanismo Europeu de Protecção Civil. “Neste momento, o que queremos é dotar a União Europeia de meios próprios que possam ajudar os Estados-Membros em alturas de catástrofe”, afirmou a eurodeputada, acrescentando que outras das prioridades desta revisão encontram-se “na prevenção dos desastres e na formação de activos”.

A eurodeputada deu, também, a conhecer as ferramentas que os autarcas têm à disposição em termos de financiamento, nomeadamente o Investimento Territorial Integrado (ITI) e o Desenvolvimento local de base comunitária (CLLD), e apelou à participação das autarquias nos projectos disponíveis.

Em relação ao próximo quadro de apoios comunitários, Liliana Rodrigues alertou para “o problema sério entre a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu no desenho do orçamento que irá englobar o valor dos fundos destinados à Política de Coesão”. No passado mês de Fevereiro, Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão, defendeu que será necessário fazer cortes na Política de Coesão e na Política Agrícola Comum, caso a Europa queira cumprir com “todas as suas prioridades”.

O Parlamento Europeu e o Partido Socialista estão empenhados no combate a qualquer tipo de cortes numa das políticas [a de Coesão] de maior sucesso da União Europeia”, afirmou Liliana Rodrigues.

A Comissão Europeia deverá apresentar até Junho de 2018 a sua proposta para o novo quadro de apoios comunitários, já sem contar com o Reino Unido, um dos maiores contribuintes da União.

____________________________________________________________________________________________________________

Outros link´s de acesso à notícia:

Diário de Notícias da Madeira, edição online de 22-03-2018 in: http://www.dnoticias.pt/pais/parlamento-europeu-e-ps-contra-cortes-nas-politicas-de-coesao-FM2916447 

Jornal da Madeira, edição online de 22-03-2018 in: https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/29324/Liliana_Rodrigues_reune-se_com_presidentes_de_Camara_da_Comunidade_Intermunicipal_do_Medio_Tejo 

Medio Tejo, edição online de 22-03-2018 in: http://www.mediotejo.net/medio-tejo-membros-da-cimt-reunem-se-em-bruxelas-com-eurodeputada-liliana-rodrigues/ 

Twitter